Política Educacional
A sociedade atual apresenta algumas características que precisam ser levadas em conta ao se pretender elaborar um Projeto Político Pedagógico, a saber:
• a globalização: permitindo a queda de fronteiras, modificando ou ampliando valores, aumentando a competitividade;
• o fácil e rápido acesso à informação pela mídia e internet;
• o avanço tecnológico, exigindo que o homem assuma o exercício do pensar e a habilidade do uso das máquinas;
• os problemas decorrentes do desemprego, exigindo além do conhecimento, competências para a empregabilidade;
• a perda de parâmetros de uma vivência ética, refletida em todos os segmentos da sociedade: política, produção, família, escola, esporte e outros.
A EFG-NL Metodologia SEBRAE preocupa-se em preparar cidadãos empreendedores competentes, sujeitos críticos, possuidores de valores éticos e políticos, comprometidos com a reconstrução da sociedade. Busca-se construir uma escola que prepara a pessoa para viver num futuro “desconhecido”, tendo em vista a velocidade com que muda a sociedade. Essa escola assume um papel especial na formação da juventude, criando um espaço de convivência democrática, onde se respeitam as diferenças, onde se privilegiam ações coletivas com objetivos humanos e sociais. Entende-se que a aprendizagem, em qualquer nível não se realiza por simples adição ou acúmulo de novos elementos à estrutura cognitiva daquele que aprende. Acredita-se na importância da construção de competências e habilidades, individuais e coletivas.